Agradecimento ao Governador Aécio Neves

Poços de Caldas, 09 de março de 2010.


Assunto: Agradecimento.

Pelo presente, temos a honra de nos dirigir à digna e respeitável Autoridade de V. Excia, para formular ab inítio nossos sinceros agradecimentos pela acolhida que o ilustre Governador vem dando às nossas idéias e sugestões sobre uma real e educativa política atinente ao Sistema Carcerário, visando a ressocialização do ser humano privado de liberdade em Presídios Estatais existentes nos diversos Municípios mineiros.
Nosso projeto de parceria espontânea e colaborativa com o Governo operoso e benéfico de V. Excia, recapitulando seus pontos básicos, encerram os seguintes princípios sociológicos, morais ou éticos em prol da humana readaptação dos delinqüentes à Sociedade e ao convívio familiar, após o cumprimento de suas penas decretadas pelo Poder Judiciário, ou seja:
Primeiro – Instalação e manutenção de unidades prisionais amplas, bem conservadas e iluminadas, com refeitório geral e cozinha higienizada, além do bom funcionamento das instalações elétricas, aquáticas e sanitárias como vem procedendo os órgãos técnicos da administração presidida por V. Excia. e, em tudo por tudo, com a abnegação e constante apoio do Vice-Governador, Professor Antônio Augusto Anastásia.
No tocante às instalações aquáticas incluem-se um dispositivo para captação das águas das chuvas, reduzindo-se assim os custos gerais.                                                                                                                                                                                                                     
Segundo – Completando a estrutura física dessas unidades carcerárias seria de muito proveito um auditório para conferência ou palestras acessíveis e práticas de psicólogos, juristas, pedagogos e outros especialistas na reeducação de indivíduos socialmente desajustados, inclusive para projeção de filmes instrutivos e audição de músicas amenizantes aos temperamentos inascíveis e nevróticos, sem faltar uma biblioteca de livros adequados aos detentos que saibam ler e possam transmitir aos seus companheiros de cárcere lições sábias e úteis ao contexto da educativa parte de tratamento espiritual. Nesse sentido, ressalte-se a importância da alfabetização daqueles que não tiveram ainda as benesses de receberem as luzes da instrução.    
Terceiro – Uma oficina para ensinamento de trabalhos artesanais e de outras espécies profissionalizantes aos prisioneiros, necessariamente remunerados, inclusive incentivando o ofício daqueles que antes já os exerciam no mercado e cujas rendas poderão ajudar suas famílias, principalmente reservando uma quota destinada à formação de uma poupança e que lhe será entregue, cumpridas as respectivas penas, para que retornem ao convívio social incentivados como cidadãos úteis, sem mais riscos para delinqüir.
Quarto – Imprescindível é a assistência religiosa aos detentos, inspirada nos Evangelhos de Cristo, de modo ecumênico, sem privilégio ou predominância de quaisquer tradicionalismos, respeitando-se a condição e a fé de cada um em Deus Poderoso, Onipresente e Onisciente.
Quinto – Nesse conjunto arquitetônico presidiário uma sala para tratamento médico, outra para atendimento odontológico e um terceiro compartimento para assistência jurídica, cujos profissionais seriam indicados por seus respectivos órgãos de classe, de maneira dativa ou gratuita. Na parte externa do prédio uma quadra para a prática de esportes – vôlei, basquete, futebol de salão, pingue – punge, inclusive para exercícios físicos de ginástica e fisioterapia, considerando que o esporte é excelente para reabilitação de doenças orgânicas e mentais, neurastenia, nervosismo, insânia etc.
In fine, Senhor Governador, sempre cogitamos em organizar uma cruzada de boa vontade e de cooperação efetiva com o Governo, extra-oficial e que seria modelo para outras que viessem a ser constituídas com iguais propósitos e fins humanitários.
Mas, obviamente, sem a escora de justas e imprescindíveis subvenções financeiras nossas aspirações dificilmente seriam realidade, se não pudéssemos contar com os seguintes meios de viabilidade concreta, a saber:
A) – Recursos para a contratação de uma Secretária, um atendente e uma faxineira;
B) – Um veículo para transporte geral e uma verba para combustível e manutenção;
C) – Auxilio para instalação ou aluguel de uma sede de atendimento, com dois computadores, mobiliário, geladeira, fogão elétrico e acessório para a cozinha, lavanderia etc.
Tais recursos seriam arrolados num orçamento de rendas e despesas, através de cálculos reais, sem valores supérfluos ou mirabolantes,
Sugerimos, data vênia, um estudo dos órgãos técnicos e compatíveis do Governo, sob o alto discernimento e operosidade de V. Excia, afim de que a organização retro prevista possa servir de padrão e incentivo a outras semelhantes no Estado, numa parceria do poder público com a iniciativa privada, através de um bloco coeso e forte de ressocialização participativa, partindo de Minas para o Brasil, liderado pelo talento e cultura do ilustre descendente dos grandes e inesquecíveis vultos da história política e administrativa do País, Tancredo Neves e Tristão da Cunha.  
Nesses Termos, mais uma vez com nossos agradecimentos pelas nímias e reiteradas atenções de V. Excia subscreve com apreço e estima,

Pastor Milton Santana – (035)9832-3680 – e-mail: santanavb@uol.com.br  
Ao
Excelentíssimo Senhor Doutor Aécio Neves Cunha,
DD. Governador do Estado de Minas Gerais.
C/ cópia para o Vice- Governador Professor Antônio Augusto Anastásia